O Centro de Investigação VALORIZA, do Politécnico de Portalegre, participou na 7ª edição da conferência “WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities”, que decorreu entre os dias 3 e 5 de setembro, no Vida Mar Hotel, no Funchal (Madeira).
A comitiva do Politécnico de Portalegre foi liderada pelo coordenador do VALORIZA, Paulo Brito, e integrou ainda Catarina Nobre, Roberta Panizio, Cecília Mateos-Pedrero, Andrei Longo, Bruna Rijo e as doutorandas Ana Carolina Assis e Santa Margarida Santos.
No total, o Politécnico apresentou 11 comunicações: seis em formato poster e cinco comunicações orais. Três destas intervenções decorreram na Sessão Indústria “Gases Renováveis em Contexto Industrial”, incidindo sobre a produção e utilização de hidrogénio, biometano, biogás, gás de síntese e gás de pirólise. As restantes focaram-se na valorização energética e material de resíduos.
Todas as apresentações estiveram relacionadas com projetos europeus e nacionais em que o VALORIZA é parceiro ativo, como os internacionais PYRAGRAF e FUTURETECH_H2, e o projeto nacional RE-FEED, reforçando o papel do centro como motor de investigação aplicada e de transferência de conhecimento nas áreas da bioenergia, economia circular, valorização de resíduos e gases renováveis.
A WASTES é uma conferência internacional que se realiza de dois em dois anos, e reúne investigadores e especialistas de todo o mundo nas áreas da gestão de resíduos e reciclagem, promovendo a partilha de soluções inovadoras para os desafios atuais do setor.








